7.01.2009

Palavra sem valor? (AMOR)

É com um ar bastante interessado e apaixonado que escuto cada palavra que minha avó materna profere cada vez que conta as histórias encantadoras do seu tempo de juventude. Todos nós sabemos das diferenças do passado e presente, mas mesmo sem eu conhecer directamente os chamados tempos antigos tenho saudades do que se viveu. Pelo que a minha avó conta, tudo tinha mais sabor!
E quero aqui dar especial importância ao amor. O amor que antes se vivia às escondidas era verdadeiro e tinha como apelido “Para Sempre”. Hoje amor não é amor é apenas um “não sei quê”. Nem me atrevo a contar pormenores dos namoros de hoje á minha querida avó certamente ela ficaria em estado de choque.
A verdade é que hoje existe uma necessidade estúpida de se namorar, ou porque amiga/o namoram, ou porquê é bom para termos um certo estatuto ou na verdade das verdades porque somos incapazes de nos amarmos a nós próprios e depositamos tal tarefa num outro alguém.
É aqui que entra a moda dos hi5’s, que não é mais do que uma exposição de corpos humanos onde cada um é leiloado e quem der mais conversa ganha o “prémio”. Eu própria tenho hi5 tal como a maioria dos jovens, no entanto por vezes este meio socialização é mal utilizado pondo seriamente em risco a nossa segurança. Nasceu há uns tempos atrás o tal “hi5 namoro” digo muito sinceramente que não sei como se utiliza aquilo nem pretendo saber, apenas me entristece o modo como os jovens de hoje, adultos de amanhã, se expõe desta forma tão ridícula. Fico horrorizada como os adolescentes procuram desesperadamente alguém capaz de aglutinar as suas frustrações. O problema é que a Internet não é lugar para namorar, em primeiro porque é impossível conhecermos alguém por conversas básicas e sem conteúdo de MSN e em segundo porque apenas está em jogo aparência de cada um, deixando de lado o verdadeiro carácter que cada um possui.
Atrás de hi5’s, Myspace e não sei que mais, vêm como que casado a história do “Amo-te” agora e depois e daqui a um bocadinho também. Tal declaração de amor tornou-se tão banal e ridícula sendo que agora após um semana de se conhecerem um rapaz já diz a uma rapariga que a ama, e como é lógico tal palavra atinge que nem flecha de cupido o pobre coração de uma rapariga inocente. E, é assim que começam os namoros de hoje: troca de comentários no hi5, troca de e-mails, número de telemóveis, encontros e após reduzidos dias vem o tal “Amo-te” como é lindo tudo isto, não fosse o final arrebatador passado poucos dias também. O que começa rápido acaba rápido meus meninos.
Quem é que nunca disse “Amo-te” sem sentir? Eu já disse algumas vezes e envergonho-me de tal comportamento. Mas agora que tenho noção de tal erro acredito seriamente que só se ama uma vez na vida e é para sempre, e é baseada nisto que sei que tão cedo não volto a dizer “Amo-te”.
É por causa desta superficialidade, engano, mentira e ilusão do amor de hoje que tenho uma certa inveja dos já longe 17 anos de minha avó, onde amor era amor e “Amo-te “ era mesmo para sempre.

5 comentários:

  1. Tens toda razão...Gosto muito da maneira que escreves, e do que escreves.

    ^_^

    ResponderEliminar
  2. Gostei de (quase) tudo. Um texto excelente, cheio de verdades.

    Ainda estou para ler o resto dos comentários, mas a esta hora obscena não tenho grande paciência (até porque acordei cedo e tenho de acordar cedo). >_>

    Tenho o orgulho de poder dizer que conheço o amor a sério. Aquele mesmo apaixonado de paixão e enamorado de amor. Aquele mesmo que dá sentido à vida. Aquele em que se olha para os olhos dela e se vê um mundo bem maior do que este. Aquela liberdade demente de quando me afogo na paz dos braços dela.

    ResponderEliminar
  3. Só queria deixar uns pequenos parentices: a qualidade da conversa que se têm, não depende do meio que é utilizado, seja ele msn ou sms, é irrelevante. O problema do msn e sms, é que a quantidade de informação obtida por parte de um qualquer emisor, é dimuta! Não há nenhuma corroboração visual, e qualquer conversa torna-se portanto menos rica, apesar do conteudo.
    A pessoas que se sentiram mais confortaveis a socializar assim com as outras, pelo menos numa primeira instancia. De certo modo, posso-me considerar uma dessas pessoas. Tenho alguma dificuldade em falar com qualquer pessoa sem ter nada para dizer ou comentar, só "meter conversa"... Como tal, ha muitas outras pessoas que utilizam a internet com esse principiu (diga-se de passagem, que tenho uma boa amiga, que conheci atravez de um blog, e que tambem não passo de "blogs"). Mas tal como eu, há muitas outras pessoas diferentes de mim, e sim, e internet, tal como todas as outras feramentas tem o seu pros e cons... há que ter ... precaução.

    ResponderEliminar
  4. Um pequeno aparte: não tenho hi5 por razões identicas a que pensas. E na questão do "amo-te", só o disse a duas pessoas, e sentia-o.
    Agora, posso tar a mentir, ou então posso de alguma forma estar a demonstrar o meu caracter... na medida em que, digo, nem todos são iguais. Nem no passado todo o "amor era para sempre", nem no presente "todo o amor é rapido ou banal"... mas sim, em contexto geral, está banalizado.

    ResponderEliminar
  5. É uma pena mesmo qe tenha sido vulgarizado... Contudo ha um aspecto positivo, eu penso... Atigamente, segundo a minha avó as pessoas chegavam a sentir vergonha de dizer o qto gostavam umas das outras... Agora do 8.. virou 80

    Bem... So acrescentar qe o blog é profundo e lindicimo (:

    ResponderEliminar