7.09.2009

É de loucos ...

Exames nacionais feitos, Secundário terminado, nota aparentemente suficiente para uma candidatura ao ensino superior. Cursos e mais cursos estão ao dispor de cada estudante dependendo é claro da sua média final. Mas hoje em dia e mais ainda no nosso país valerá a pena nos formarmos academicamente?
Antes de mais não posso deixar de referir que o esforço de três anos no ensino secundário é rapidamente deitado por terra após a realização dos exames nacionais. Não foi coisa rara ver alunos desesperados após verem a sua nota do exame de ingresso, uma média cultivada ano após ano, teste após teste rapidamente se reduzia a nada. É engraçado ver como um exame que abrange matéria de um ano inteiro de escolaridade consegue avaliar um aluno que trabalhou empenhadamente durante três anos.
Pior que esta humilhação, é a que vem a seguir ao fim da faculdade. Só neste próximo ano é que irei conhecer directamente o mundo académico, mas agora que terminei o secundário vejo-me já assustada com o desemprego que por aí anda. E é claro que me interrogo se realmente vale a pena ingressar neste mundo. Vamos mais uma vez estudar uns tantos anos, e depois de tanto sacrifício vamos corridos para traz de uma caixa registadora.
Interessante é ver como o Governo trabalha afincadamente em convencer os jovens a ter uma instrução cada vez mais alta quando no fim não consegue abrir portas do mundo do trabalho a estes jovens. Claro que acho que todos nós merecemos e devemos cultivar a nossa educação e o saber nunca ocupa lugar, mas diga-se que é bastante frustrante esforçamos, queimarmos pestanas e no fim trabalharmos onde nunca desejamos e recebermos o salário mínimo. Já para não falar que enquanto estudamos na faculdade os nossos pais são obrigados a pagar uma fortuna pelas exorbitantes propinas. Não fosse os pais orgulharem-se de ver um filho formado diriam que dinheiro investido na educação dos filhos é um desperdício.
Não posso deixar ainda de referir o desrespeito que as empresas empregadoras têm pelos recém-licenciados. Aproveitam-se da sua inexperiência profissional e pela sua incessante procura por um emprego para estagiarem para os obrigar a trabalhar com um salário abaixo do que é proposto na lei. Exploração? Talvez. Inoperância do Estado? Talvez
Pois bem, hoje em dia se um licenciado quer emprego, tem de ter aquilo a que se chama uma “cunha”, ou então nada feito. É triste eu sei, mas é as oportunidades que este país nos dá.
Por fim, com todo este cenário não é de admirar vermos um Ministro da Economia a fazer um gesto inapropriado no Debate do estado da Nação. Este país realmente está de loucos.

2 comentários:

  1. "Mas hoje em dia e mais ainda no nosso país valerá a pena nos formarmos academicamente?"

    Com esta frase disseste tudo...

    O teu blog está poderoso. Continua.

    *

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelos teus comentários. Gostei muito. :) Já agora, gostava de te perguntar (e só respondes se quiseres, claro), que área pretendes seguir na universidade?

    ResponderEliminar